web analytics

Candidiase vaginal é uma doença muito comum. 75% das mulheres têm pelo menos um episodio de candidiase vaginal durante a sua vida e muitas sofrem de infecções recorrentes. Aprender a reconhecer os sintomas da candidiase vaginal é importante para começar o tratamento o mais cedo possível.

Os sintomas da candidiase vaginal são comichão intensa, ardor, vermelhão e irritação de toda a área vaginal. Uma característica da candidiase vaginal é um corrimento parecido com queijo derretido. Normalmente também causa ardor ao urinar devido à inflamação do canal que é atravessado pela urina e dor nas relações sexuais, devido á inflamação e á secura.

A cândida é um fungo muito abundante na natureza e é comum na boca, na vagina e nos intestinos. É um hospede comum nos humanos que a maioria das vezes não causa sintomas. Quando há uma mudança no PH ou no sistema imunológico este fungo tem tendência a multiplicar-se desordenadamente, o que causa os sintomas a que se chama candidiase.

Esta doença ataca mais as mulheres que os homens. É muito comum na boca, candidiase oral, na vagina e à volta do anus, candidiase genital e é uma doença que aparece com regularidade em bebes e em pessoas debilitadas por outras doenças.

Este aumento descontrolado do fungo costuma acontecer devido á toma de antibióticos que afetam a nossa flora intestinal, responsável por manter o fungo cândida sob controle, quando as pessoas ficam com o sistema imunológico debilitado devido a outras doenças ou nos bebes que ainda não têm anticorpos para combater o fungo.

É muito comum em pessoas com SIDA.

O primeiro passo no tratamento da candidiase é evitar os açucares, controlar o stress, ter cuidados desdobrados com a higiene e tentar manter a zona infetada o mais seca e limpa possível. Deve-se apenas utilizar roupa interior 100% de algodão e evitar calças justas.

Existem muitos tratamentos caseiros para a candidiase e alguns remédios naturais para candidiase que são eficientes contra esta infecção, pois os remédios químicos não são aconselhados devido aos fortes efeitos secundários que provocam.

Os sintomas da candidiase ás vezes são confundidos com os sintomas de outras doenças. Quando não é candidiase pode ser infecção vaginal bacteriana, a doença mais vulgarmente confundida com a candidiase, mas que é caracterizada por um forte odor que não está presente na candidiase.

Mais duas doenças sexualmente transmissíveis que se podem confundir com a candidiase são a gonorreia, que apresenta um corrimento vaginal parecido e o herpes que causa uma comichão e ardor idênticos.

É importante identificar a doença corretamente, embora o lado positivo seja que os remédios para candidiase não causam qualquer problema caso seja uma das outras duas doenças, e alguns tratamentos para a candidiase até podem ser benéficos e vice-versa, devido a que alguns fungicidas são também antivirais.  O lado negativo é que alguns antibióticos utilizados no tratamento da gonorreia podem agravar ainda mais a infecção da candidiase.

Para saber tudo o que precisa para identificar a candidiase ou para o seu tratamento clique nos diversos links no corpo deste artigo. Vai encontrar muita informação e também o melhor tratamento para candidiase no mercado.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>